Pular para conteúdo principal
Mágicas Instantâneas

A magia, diferentemente da física, não tem leis invioláveis.

Instantâneas

Você só pode conjurar criaturas e feitiços nas fases principais do seu turno. Isso significa que se você não pode conjurar uma Dissolução do Pensamento para fazer o oponente descartar a carta que acabou de comprar, antes que possa conjurá-la.

Mas isso não significa que você não pode interagir com o oponente durante o turno dele.

As mágicas instantâneas são como os feitiços. Possuem um efeito pontual e são colocadas no cemitério. No entanto, diferente dos feitiços, você pode conjurar mágicas instantâneas fora das suas fases principais.

Dessa maneira, se você tem um Homicídio na mão, você pode usá-lo para destruir uma criatura que o oponente acabou de colocar, ainda no turno dele.

Muitas opções

A existência de mágicas instantâneas adicionam toda uma camada de complexidade a uma partida de Magic. Será que é seguro atacar com sua criatura, ou os terrenos que seu oponente deixou desvirados são para uma emboscada? Vale mais a pena conjurar a Alabardeira Destemida ou a Maaka Feroz para poder dar um Choque em uma criatura que o oponente conjurar?

Truques de combate

Uma função importante das mágicas instantâneas são os truques de combate. Esses truques são efeitos que interferem no combate.

Um exemplo disso é a carta Momento de Heroísmo. Você pode usá-la tanto no ataque quanto na defesa, para fazer com que uma criatura que você controla dê mais dano, ou impedir que ela morra por dano.

Lampejo

Uma das primeiras coisas que aprendemos é que, quando uma carta e uma regra entram em conflito, prevalece o texto da carta. Vamos ver agora um desses casos.

Normalmente, só podemos conjurar criaturas em nossas fases principais. No entanto, uma criatura que tenha em seu texto a palavra-chave lampejo (flash, em inglês) pode ser conjurada em qualquer momento que você poderia conjurar uma mágica instantânea.

Criaturas com lampejo nos abrem uma nova janela de possibilidades. Você estava em dúvida se queria conjurar uma criatura no seu turno ou guardar a mana para Optar no fim do turno de seu oponente? Se a criatura for um Marinheiro Espectral, você pode esperar o oponente fazer sua jogada e decidir o que é melhor.

Você também pode usar criaturas com flash para emboscar um atacante de seu oponente.

Depois de seu oponente ter declarado os atacantes, e antes de você declarar seus bloqueadores, pode conjurar o Emboscador da Matilha Noturna e bloquear com ele.